Resultados

Soluções produtivas

As soluções produtivas estudadas no âmbito do projecto HybridTec possibilitaram a produção de uma estrutura horizontal de um assento automóvel através de duas tecnologias de processamento distintas. No âmbito deste projecto, desenvolveram-se soluções de materiais híbridos e tecnologias de processamento inovadoras, com enfoque na tecnologia de infusão por vácuo e no processo de moldação por injecção.


Desenvolvimento de tecnologias

O desenvolvimento efectuado centralizou-se, não só no desenvolvimento das tecnologias de processamento, como também no desenvolvimento de um banco automóvel com vista a redução do peso médio das estruturas actualmente utilizadas, associado a um melhor rácio peso/performance. O produto de caso de estudo integra componentes numa única estrutura, gerando uma integração de funções ao produto final, o que proporciona uma redução de custo global da solução proposta em função do que existe no mercado.


A tecnologia de moldação por injecção

A tecnologia de moldação por injecção desenvolvida integra o processo de termoformação de CFRTs com o processo de sobremoldação do material termoformado incorporando insertos metálicos. Esta tecnologia focou-se na produção de grandes séries, como sendo o mercado automóvel de média gama, onde é possível obter um produto com um custo mais reduzida através da utilização de materiais de mais baixo custo e de uma tecnologia de processamento automatizada.


Tecnologia de infusão por vácuo

No projecto HybridTec desenvolveu-se, ainda, a tecnologia de infusão por vácuo com resina termoplástica integrando insertos metálicos. Esta solução produtiva focou-se na produção de pequenas séries, mas com elevada flexibilidade de customização e a um custo reduzido ao nível de ferramentas produtivas. A solução desenvolvida dá a possibilidade de responder a mercados diferentes, como por exemplo no mercado de competição ou automóveis de sérias limitadas.


Resultados obtidos

Os principais resultados obtidos do projecto HybridTec focam-se no desenvolvimento de duas tecnologias inovadoras integrando materiais híbridos e insertos metálicos. O desenvolvimento efectuado possibilitou a obtenção de um componente automóvel associado à redução do peso do produto superior a 20% relativamente às soluções em alumínio. Além disso, no caso do processo de moldação por injecção, o custo de produção do assento automóvel é superior a 10% em relação aos custos de produção de uma estrutura em alumínio. A integração de vários componentes tornou-se vantajosa, uma vez que o processo tradicional de produção deste tipo de estruturas integra uma série de processos e componentes, que através das soluções produtivas desenvolvidas possibilitou o desenvolvimento de um único componente através de uma única tecnologia de processamento.