Enquadramento

Projecto

Hoje em dia, o sector automóvel é cada vez mais pressionado por questões de competitividade. A procura de soluções técnicas diferenciadoras, com maior valor acrescentado e com redução de peso é, assim, um objectivo contínuo do sector.


Com base no conhecimento das necessidades do mercado, a DT2-RMC identificou uma importante área de actuação, envolvendo a área de componentes híbridos para automóvel. Actualmente, estes componentes para automóvel são produzidos em alumínio ou aço, existindo muito poucas soluções com a utilização de materiais diferentes (como por exemplo, termoplásticos, termoendurecíveis, compósitos), e não existindo soluções que adequem a conjugação de diferentes materiais na solução construtiva. A conjugação das vantagens de cada um deles (termoplásticos, mantas de fibra e metais) com a minimização das suas desvantagens é a génese do presente projecto.


A resistência mecânica dos metais e materiais compósitos de fibras contínuas, e a capacidade de adaptabilidade e conformabilidade, eliminando a necessidade de utilização de matéria-prima poluente, são algumas das razões que suportam as directrizes de desenvolvimento dos componentes híbridos para automóveis.


O projecto HybridTec visou a concepção e desenvolvimento de novas abordagens tecnológicas de produção, assentes num produto inovador associado à estrutura horizontal de suporte do assento frontal de um automóvel, através da utilização de soluções de materiais híbridos e tecnologias de processamento inovadoras para a integração de componentes e funções numa única estrutura, estando este desenvolvimento focado na redução do peso médio das estruturas actualmente utilizadas, associado a um melhor rácio peso/performance, na integração de componentes numa única estrutura e gerando uma integração de funções ao produto final, o que proporciona uma redução de custo global da solução proposta em função do que existe no mercado.